quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Coentro, você gosta?

Ou você ama ou odeia... eu estava na segunda opinião. Mas semana passada provei um ceviche com o coentro. AMEI. Deu um toque fantástico no prato.


 O que é o coentro?
O coentro é uma planta originária do Japão, mas também conhecido em várias regiões do Egito onde era utilizado como planta medicinal. 
No Brasil o coentro chegou graças a colonização portuguesa, que trouxe este tempero bastante utilizado na cozinha da região alentejana do país. Na culinária brasileira o coentro é um ingrediente bastante presente nos pratos nordestinos e da região norte. Mas já li que os africanos a trouxeram..
Frequentemente confundido com a salsa, já que apresentam características físicas muito semelhantes, o coentro é uma planta de folhas pequenas e coloração verde escura, rico em magnésio, cálcio, ferro, fósforo e fibras alimentares. Estas propriedades nutricionais permitem que este condimento seja utilizado como tempero para vários pratos, mas também permite que ele seja consumido em formato de chá ou utilizado em compressas locais para aliviar dores e inflamações.

O consumo regular de coentro pode trazer vários benefícios para a saúde humana:
Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular: compostos encontrados no coentro, também chamados de ácidos orgânicos, ajudam a melhorar a produção de colesterol bom (HDL) e diminuir a produção de colesterol ruim (LDL), melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o risco de doenças obstrutivas na região.
Atua no controle da diabetes: sua boa concentração de fibras ajuda o organismo humano a controlar os níveis de glicose sanguínea circulante, reduzindo o risco de desenvolver quadros de diabetes tipo II.
Poder antioxidante: o coentro é rico em micronutrientes que apresentam características antioxidantes. Estes nutrientes ajudam a combater a ação dos radiciais livres no organismo humano, produzidos pelo envelhecimento e pela poluição, que podem lesionar tecidos, células e órgãos. A redução destas ações resulta em menores riscos de desenvolver doenças como o câncer, a diabetes, a artrite, o Alzheimer e outras doenças degenerativas.
Efeito sedativo: o coentro apresenta alguns compostos químicos que têm características relaxantes para a nossa musculatura e nosso cérebro, atuando como um pequeno sedativo natural. Desta maneira ele pode ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse, melhorando a qualidade de vida.


E como posso usá-la no meu dia a dia?
O chá de coentro, apesar de não ser muito valorizado no Brasil, é considerado uma bebida medicinal em países como Japão e Egito, graças a seus vários benefícios nutricionais. Aqui no Brasil a folha de coentro é bastante utilizada para realçar sabores do feijão e de sopas tradicionalmente preparadas no norte e nordeste do país. Ela também pode ser utilizada em temperos de saladas e em pratos frios, agregando sabor. Algumas combinações que podem ser feitas com coentro são pratos como o guacamole, o ceviche, os molhos de iogurte, curry e chilli com carne. E ficam deliciosos!
Fonte: http://www.spiceclub.com.br/coentro-saiba-como-usar-e-quais-sao-os-seus-beneficios-para-o-organismo/
Foto: ://www.mulher.com.br/12552/coentro-tempero-do-bem

Recentemente utilizei coentro em uma caldo bem forte.. kkkkkk
Batatas, espinafre, inhame, coentro... ficou muito bom.. o objetivo era dar uma levantada em um dengoso aqui em casa!!! Adorei muito bom!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário