sábado, 26 de setembro de 2015

Delícia em potinho!!!

E para completar.. Delícia em potinho!!!

Bolo mousse prestígio....
E o recheio de coco, fiz separadamente.. um beijinho.... 

Da ganache fiz a mousse... Bati a clara em neve e incorporei na ganache.. ficou fantástico.
No potinho, primeiro coloquei a mousse, depois uma camada de bolo receita abaixo, outra camada de beijinho de coco, mousse, bolo , mousse e coco ralado.
Pronto. Nosso potinho está pronto.



Bolo Sem farinha
Esta receita é super popular

6 ovos
3 CS cacau
6 CS adoçante
1 CS fermento
2CS margarina
100g de coco
2CS castanha do pará moídas

Unte as formas
Bata os ovos com o adoçante, acrescente a margarina, o cacau, as castanhas moidas (depois que vc faz o leite de castanhas sobra as mesmas moidinhas, usei estas). Depois coloque o coco e por ultimo o fermento.
Forno médio por uns 20 minutos, dependerá de cada forno.
O original fica baixinho, este ficou mais alto e fofo.

E o beijinho de coco?

200ml Leite condensado de coco, 2 gemas, 3CS de coco ralado fino, acerte o doce.. e mexa até desgrudar da panela.

Ficou um doce equilibrado e muuuiiiitooo gostoso....




Mais gordices.....

Bom, não poderíamos passar o fim de semana sem um docin...

Devido às restrições... temos um mini bolo de chocolate sem farinha nenhuma.. Nem farinha de arroz, fécula, amidos etc... 

Anteriormente, em outro post, fiz um bolo semelhante, porém este é sem farinhas, lácteos e açúcar.

E o recheio, sem leite... nadinha de nada de creme de leite, margarina, leite condensado.. essas gordices.. kkkkk

A decoração está com nozes e chia, mas dentro não coloquei...Apenas mousse de chocolate com semente de girassol.




Ficou show!!!

Bolo Sem farinha
Esta receita é super popular, 
só acrescentei a castanha do pará

6 ovos
3 CS cacau
6 CS adoçante
1 CS fermento
2CS margarina
100g de coco
2CS castanha do pará moídas

Unte as formas
Bata os ovos com o adoçante, acrescente a margarina, o cacau, as castanhas moidas (depois que vc faz o leite de castanhas sobra as mesmas moidinhas, usei estas). 
Depois coloque o coco e por ultimo o fermento.
Forno médio por uns 20 minutos, dependerá de cada forno.
O original fica baixinho, este ficou mais alto e fofo. Mas a estrutura deste bolo é delicada, não dá para molhar como um pão de ló.

Fiz em uma forma com um buraco no meio pequena. Tirei a tampa e fiz um buraco no bolo, preenchi com a MOUSSE (da ganache fiz a mousse... Bati a clara em neve e incorporei a ganache.. ficou fantástico)
 e salpiquei semente de girassol picada. Voltei com a tampa. Por fora passei a mousse e decorei.
Levei na geladeira por 2 horas... DELICIOSO!!!



quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Coentro, você gosta?

Ou você ama ou odeia... eu estava na segunda opinião. Mas semana passada provei um ceviche com o coentro. AMEI. Deu um toque fantástico no prato.


 O que é o coentro?
O coentro é uma planta originária do Japão, mas também conhecido em várias regiões do Egito onde era utilizado como planta medicinal. 
No Brasil o coentro chegou graças a colonização portuguesa, que trouxe este tempero bastante utilizado na cozinha da região alentejana do país. Na culinária brasileira o coentro é um ingrediente bastante presente nos pratos nordestinos e da região norte. Mas já li que os africanos a trouxeram..
Frequentemente confundido com a salsa, já que apresentam características físicas muito semelhantes, o coentro é uma planta de folhas pequenas e coloração verde escura, rico em magnésio, cálcio, ferro, fósforo e fibras alimentares. Estas propriedades nutricionais permitem que este condimento seja utilizado como tempero para vários pratos, mas também permite que ele seja consumido em formato de chá ou utilizado em compressas locais para aliviar dores e inflamações.

O consumo regular de coentro pode trazer vários benefícios para a saúde humana:
Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular: compostos encontrados no coentro, também chamados de ácidos orgânicos, ajudam a melhorar a produção de colesterol bom (HDL) e diminuir a produção de colesterol ruim (LDL), melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o risco de doenças obstrutivas na região.
Atua no controle da diabetes: sua boa concentração de fibras ajuda o organismo humano a controlar os níveis de glicose sanguínea circulante, reduzindo o risco de desenvolver quadros de diabetes tipo II.
Poder antioxidante: o coentro é rico em micronutrientes que apresentam características antioxidantes. Estes nutrientes ajudam a combater a ação dos radiciais livres no organismo humano, produzidos pelo envelhecimento e pela poluição, que podem lesionar tecidos, células e órgãos. A redução destas ações resulta em menores riscos de desenvolver doenças como o câncer, a diabetes, a artrite, o Alzheimer e outras doenças degenerativas.
Efeito sedativo: o coentro apresenta alguns compostos químicos que têm características relaxantes para a nossa musculatura e nosso cérebro, atuando como um pequeno sedativo natural. Desta maneira ele pode ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse, melhorando a qualidade de vida.


E como posso usá-la no meu dia a dia?
O chá de coentro, apesar de não ser muito valorizado no Brasil, é considerado uma bebida medicinal em países como Japão e Egito, graças a seus vários benefícios nutricionais. Aqui no Brasil a folha de coentro é bastante utilizada para realçar sabores do feijão e de sopas tradicionalmente preparadas no norte e nordeste do país. Ela também pode ser utilizada em temperos de saladas e em pratos frios, agregando sabor. Algumas combinações que podem ser feitas com coentro são pratos como o guacamole, o ceviche, os molhos de iogurte, curry e chilli com carne. E ficam deliciosos!
Fonte: http://www.spiceclub.com.br/coentro-saiba-como-usar-e-quais-sao-os-seus-beneficios-para-o-organismo/
Foto: ://www.mulher.com.br/12552/coentro-tempero-do-bem

Recentemente utilizei coentro em uma caldo bem forte.. kkkkkk
Batatas, espinafre, inhame, coentro... ficou muito bom.. o objetivo era dar uma levantada em um dengoso aqui em casa!!! Adorei muito bom!!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pãozinho de sementes

Na necessidade de um pãozinho para o café da manhã, que não tivesse  nenhuma farinha (polvilho, farinha de arroz, fécula de batata), ganhei esta receita da Lys Nutrih.


este fiz hoje 25/09/15
está com chimichurri

Mini Pão




Muito gostoso. Leve e saboroso

4 ovos
200 ml queijo ralado -  não coloquei
50g linhaça
50g gergelim
50g sementes de girassol
2 colheres de sopa de fibra de maracujá (ou outra fibra) coloquei a de beterraba, mas ja substitui pela biomassa de banana verde, show!!!
1 colher de chá de fermento químico
kümmel (cominho) em grãos inteiros ou chimichurri...
1 1/2 cchá sal

Mudei um pouquinho a receita, acrescentei chia, nozes e farinha de maçã. Por isso mais escurinho.

Esquenta o forno até 200 graus. Bate bem os ovos, adicione o queijo. Bate todos os sementes por alguns segundos no liquidificador, adicione o fermento, as fibras, kümmel e sal e misture depois com os ovos. Coloque uma camada de aprox. 10 mm numa forma. Adicione mais um pouco gergelim em cima. Cozinha no forno por 20-25 minutos. Fique atento com o cor do pão. Combina muito bem com qualquer queijo em cima, ou por que não comer com só um pouco manteiga.

Kümmel

Planta originária da Europa e Ásia, cresce espontaneamente, foi posteriormente aclimatada e cultivada na América do Norte.
É conhecida no Brasil também pelo nome de alcaravia e muito utilizada em pratos alemães, eslavos e húngaros.

O fruto da planta da família da salsa apresenta semente pequena, marrom, com forma crescente e sabor distintamente agradável com fator doce.

A semente do kümmel dá ao pão um sabor distinto.
Também é usado em repolho, pão de milho, wafles, arroz, patês de queijo, ricota, macarrão, batatas, maçãs cozidas, assados de carne de vaca e carneiro, marinados para carnes, sopa de batata, creme de ervilha, feijão verde, cenouras, zucchini, e preparo de porco, carneiro e costelas.

Gosto muito do sabor do kümmel.
Uso em costelinha de porco, fica uma delícia. Em doces... na preparação de pato... fica muito gostoso!

Pãozinho com kümmel




Fonte:Dicionário Gastronômico - Ervas & Especiarias com suas receitas
Nelusko Linguanotto Neto

foto:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:K%C3%BCmmel_2012-07-08-9523.jpg



domingo, 20 de setembro de 2015

Cúrcuma

Raiz da planta da família do gengibre
Nativa da Conchichina, importada da Índia, Haiti, Jamaica e Peru, a cúrcuma é mencionada em escritos do médico grego Diosrides.
Era utilizada como tinta e ainda hoje é usada para colorir manteiga, queijos e picles.
É cultivada há mais de 2000 mil anos na Índia, na China e no Oriente Médio.
Agora cresce em todas as regiões tropicais do mundo.
A raiz é lavada,limpa e seca ao sol.
É encontrada na forma moída,cor amarelo-dourada, odor de musky ( selvagens) e sabor levemente amargo, basta uma pequena quantidade para dar cor aos pratos.
Francês: Curcuma
Alemão: Gelbwurz
Espanhol: Cúrcuma
Italiano: Curcuma
Inglês: Turmeric
Indiano: Haldi



O açafrão da terra, ou cúrcuma longa, há muitos anos vem sendo utilizada como um tempero de propriedades medicinais. 


Seus benefícios à saúde englobam ação anti-inflamatória, analgésica e antioxidante, já tendo sido estudada na prevenção e tratamento do câncer, diabetes, doenças autoimunes e mal de Alzheimer.

Recomendação:
1/4 a 1/2 colher de chá por dia
 Importante:
A absorção da Curcumina, principal composto ativo da planta, é aumentada na presença de gordura e da Piperina, principal composto ativo da pimenta preta. Portanto, a mistura de 1/2 colher de chá de curcuma + 1 pitada de pimenta preta moída + 1 colher de sobremesa de azeite ou óleo de coco é uma combinação perfeita para ser utilizada na alimentação e, assim, melhor obter os benefícios dessa especiaria!
Fonte: Dicionário Gastronômico - Ervas & Especiarias com suas receitas
 Nelusko Linguanotto Neto

Fonte:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=931015543637505&set=p.931015543637505&type=1&theater -  Fernanda Serpa



Na Índia, onde se come de 2 a 3 gramas de açafrão diariamente, a incidência de câncer de cólon é 1/8 daquela observada no Ocidente, de câncer de mama é ¼, e o câncer de próstata é vinte vezes menor. A curcumina é considerada o principal agente farmacológico do açafrão, com ação anti-inflamatória, antioxidante e reguladora de genes do DNA. Ela tem sido citada como um potente agente de prevenção decâncer, com mais de 3.000 estudos publicados na literatura científica. Esta especiaria quimiopreventiva tem um efeito multimodal e age em dez distintos fatores causais no desenvolvimento do câncer.

Os múltiplos mecanismos de ação da curcumina produzem resultados contra diversos tumores (mama, útero, colo do útero, próstata e trato gastrointestinal). Novas pesquisas mostram o potencial da superespeciaria também contra câncer de cérebro, pulmão, sangue e bexiga.

A ação antioxidante da curcumina protege as células de radicais livres que podem danificar o DNA celular, cuja alteração leva ao crescimento de células cancerígenas. Ela também ajuda o corpo a destruir as células cancerosas desgarradas, evitando metástases. A curcumina ainda age inibindo a síntese de proteínas que atuam na formação do tumor e evita a angiogênese, que é a formação de novos vasos sanguíneos para alimentar o crescimento de células cancerígenas.

Faça da cúrcuma um hábito diário, acrescente o tempero em tudo o que prepara. Sempre coloque uma pitada de pimenta do reino para aumentar a sua biodisponibilidade (absorção). Use a cúrcuma à vontade em sucos, sopas, pães, bolos,biscoitos, omeletes, tapiocas e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha etc.


Contra-indicações: Cúrcuma não deve ser usado por pessoas com cálculos biliares ou obstrução biliar. Apesar da Cúrcuma ser frequentemente usado por mulheres grávidas, é importante consultar um médico antes de fazer isso, a cúrcuma pode ser um estimulante uterino.
Fonte: https://www.facebook.com/dra.tamaramazaracki/photos/a.298565013625839.1073741827.298558576959816/548045395344465/?type=3&theater
*BioMedical Research International 2014. Curcumin: A Potential Candidate in Prevention of Cancer via Modulation of Molecular Pathways.
*Biochemical Pharmacology 2005. Curcumin inhibits the activation of NF-kappaB, a regulatory molecule that signals genes to produce inflammatory molecules that promote cancer cell growth.