Em toda internet você vai encontrar alguma coisa sobre.
Mas a forma de fazer é basicamente de uma maneira só.
Dá trabalho, mas vale a pena.
E os benefícios são inúmeros.
E a cada desafio com a biomassa vou atualizando aqui!!!!
A biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Esta simples preparação é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal.
A banana verde, graças ao amido resistente contido nela, atua como fibra alimentar, e das mais potentes. Entre seus benefícios estão sua atuação como prebiótico, aumento da sensação de saciedade e o top de linha: auxílio no controle do diabetes!
Antes de tudo, é preciso saber o que é o amido.
O amido é um polissacarídeo formado por amilose e amilopectina, que só podem ser evidenciadas após solubilização dos grânulos e separação. De acordo com sua velocidade de digestão in vitro, o amido pode ser classificado em: rapidamente digerível, lentamente digerível e resistente.
Por definição, amido resistente é a total quantidade de amido e produtos derivados da degradação de amidos resistentes à digestão no intestino delgado de pessoas saudáveis, podendo, entretanto, ser fermentado no intestino grosso. Esta fermentação produz gases e ácidos graxos de cadeia curta. Como tais efeitos são comparáveis aos da fibra alimentar, o amido resistente é considerado como um componente da fibra. Ou seja, o amido resistente nada mais é do que uma fibra dietética total.
Principais nutrientes da biomassa de banana verde
Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal. Consequentemente, a imunidade melhora e o risco de câncer no intestino diminui. Esta fibra também previne o diabetes tipo 2 e melhora o trânsito intestinal.
A biomassa de banana verde também possui vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento. O alimento conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. O potássio, o manganês e o fósforo também estão presentes na biomassa de banana verde.
Benefícios da biomassa de banana verde
Previne o diabetes tipo 2: As fibras da biomassa de banana verde ajudam a evitar os picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos. Estes picos de glicose levam a picos de insulina. Diante de constantes picos de insulina, alguns órgãos passam a se tornar tolerantes a ela, sendo preciso cada vez mais insulina para cumprir a mesma função, gerando o quadro de resistência à insulina, que se não for combatido pode evoluir para o diabetes tipo 2.
Ajuda na perda de peso: A biomassa de banana verde contribui para o emagrecimento porque as fibras evitam o pico de glicose e fazem com que ela seja liberada aos poucos, fazendo com que a pessoa sinta saciedade por mais tempo.
Melhora a saúde da microbiota intestinal: A biomassa de banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal.
Melhora a imunidade: O amido resistente da biomassa de banana verde contribui para a saúde da microbiota intestinal. Quando a microbiota intestinal está saudável existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.
Além disso, quando a microbiota intestinal está saudável, ela produz uma substância chamada butirato, um aminoácido de cadeia curta que é um combustível para os anticorpos do intestino terem mais força para atacar invasores.
Diminui os níveis de colesterol: O butirato, que é produzido quando a microbiota intestinal está saudável, também tem o efeito de diminuir discretamente a produção do colesterol do fígado. Já o amido resistente reduz o colesterol que nós ingerimos.
Melhora o trânsito intestinal: As fibras não digeríveis da biomassa de banana verde contribuem para a formação do bolo fecal, com um bolo fecal maior, ele sairá com mais facilidade. Assim, há melhora no trânsito intestinal.
Quantidade recomendada de banana verde
A orientação é não ultrapassar o consumo de duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia.
Como consumir a biomassa de banana verde
A biomassa de banana verde pode ser utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência nas receitas culinárias. Ela substitui boa parte das receitas que utilizam óleo, maionese, creme de leite e qualquer outro espessante e não altera o sabor ou interfere no sabor do prato. A biomassa também pode ser adicionada em sucos.
Quando a biomassa de banana verde é feita em casa, ela pode ser guardada na geladeira por sete dias ou congelada por até dois meses. Para descongelar basta deixar a biomassa em temperatura ambiente ou aquecê-la em banho-maria.
Contraindicações
Não há contraindicações para o consumo de biomassa de banana verde, somente pessoas que tem alergia à banana devem evitar o consumo do alimento.
Risco do consumo em excesso
O consumo em excesso de biomassa de banana verde pode causar gases, flatulências e diminuir a absorção de alguns minerais, como o zinco e cálcio. Outro risco do excesso do alimento é o intestino ficar solto.
Como preparar a sua biomassa
Ingredientes:
12 bananas verdes (preferir orgânicas)
Meia panela de água (quantidade suficiente para cobrir as bananas)
12 bananas verdes (preferir orgânicas)
Meia panela de água (quantidade suficiente para cobrir as bananas)
Modo de preparo:
Lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com a água e leve ao fogo. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão acabar naturalmente. Depois disso, escorra a água da panela e abra as bananas, mas tenha cuidado para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta – sem as cascas – para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Você pode colocar biomassa em fôrmas de gelo ou em potes de vidro por até 7 dias. Lembre-se de congelar.
Lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com a água e leve ao fogo. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão acabar naturalmente. Depois disso, escorra a água da panela e abra as bananas, mas tenha cuidado para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta – sem as cascas – para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Você pode colocar biomassa em fôrmas de gelo ou em potes de vidro por até 7 dias. Lembre-se de congelar.
Quando
for utilizar a biomassa congelada, retire do congelador no dia anterior e
coloque na geladeira, ou coloque no micro-ondas, em um pote de vidro, por 1
minuto. Pode ser adicionado em vitaminas, sucos, caldo de
feijão, sopa, patês, massa de pão e bolo, etc. E
então?
Fiz o pão de sementes com a biomassa, ficou mais fofinho.. e delicioso!!!
Fiz o pão de sementes com a biomassa, ficou mais fofinho.. e delicioso!!!
Créditos: Nutrólogo Roberto Navarro
Fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17991-biomassa-de-banana-verde-previne-o-diabetes-tipo-2
Fonte:http://www.cookie.com.br/controle-diabetes-com-farinha-biomassa-banana verde/#.VhQDUexViko
Fonte: http://www.eugosto.de/biomassa-de-banana-verde/
Nenhum comentário:
Postar um comentário